Páginas

Translate

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Thiago Peixoto na SEDUC é uma conquista dos educadores

Thiago Peixoto deputado federal eleito pelo PMDB com 90.719 votos (3,14%) foi convidado pelo governador eleito Marconi Perillo (PSDB) para assumir a Secretaria da Educação do Estado de Goiás (SEDUC), o deputado aceitou o desafio de mudar a educação pública goiana. “Se eu não aceitasse o convite eu estaria me acovardando, pois acredito que posso transformar a Educação que temos na que precisamos”, afirmou.
Para assumir o cargo, Thiago deixou seu projeto político e questões político-eleitorais em segundo plano. “Em Goiás, sou coordenador do movimento Todos Pela Educação, que defende a união em prol da questão educacional. Penso que é isso que todos devem entender: enfrentar todos os riscos em nome de um ideal” argumentou Thiago Peixoto em entrevista a veículos de comunicação da capital.
Em entrevista ao editor de Política & Justiça do jornal Diário da Manhã, Alexandre Bittencourt, o novo secretário da Educação cobra respeito de seu partido às suas posições e afirma que Iris não é dono da legenda. O deputado federal eleito lembra ainda, que os caciques se aproximaram de antigos rivais, como PT e PP, e nunca foram punidos. Além disso, ele alerta para risco da sigla desidratar caso não dispute as prefeituras de Goiânia e Anápolis. Contudo, vê-se nesta atitude do Governador Marconi Perillo de convidar Thiago Peixoto para a Secretaria da Educação um ato de grandeza e imparcialidade quando o assunto é governar bem. Pois, convidá-lo foi uma surpresa para todos os goianos, todavia uma surpresa agradável. O Governador não olhou partido ou rivalidades ele enxergou a competência e a paixão de Thiago Peixoto pela educação.
Como leitor que sou sempre apreciei os artigos do jovem deputado e as suas falas em programas de rádio da capital, suas palavras e ideias tinham como cerne a valorização do educador e da educação em si. Por isso, penso que sua ida para a SEDUC, é uma conquista principalmente dos educadores. Pois, Thiago Peixoto como economista (já atuou como docente), autor de vários artigos sobre educação e do livro Educação o Desafio de Mudar, mora aqui a esperança de que algo possa ser feito em Goiás para a valorização da prática docente.
Não só isso, mas também, a reestruturação da escola goiana, com planos políticos pedagógicos que incluam temas modernos, horizontais, verticais e transversais. Uma escola inclusiva, transformadora, capaz, autônoma, que pense em desenvolvimento sustentável, valorizada e segura, uma escola que prepara o discente para a vida, para a cidadania e não só para o mercado. Uma escola que respeite a comunidade escolar e sua diversidade. Uma escola que desfalque a pedofilia, o tráfico de drogas, a ociosidade, a marginalidade, a intolerância, o preconceito e os homicídios que ceifaram tantas vidas, muitas delas provavelmente não tiveram oportunidades de inclusão social.
Como declarou nosso jovem secretario estadual de educação em um de seus recentes artigos: “Dividimos a esperança que, com uma grande reforma educacional, Goiás viverá dias melhores pela frente”, parabéns Thiago Peixoto pela coragem e determinação de ser nosso secretário de educação. Parabéns Governador Marconi Perillo pela coragem e espírito democrático não olhando sigla para lhe ajudar ter um grande governo e uma excelente administração neste novo desafio.
"Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem." (Peter Drucker)
Professor Nilton Carvalho é teólogo, historiador, especialista em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-(PUC), mestrando em Ciências da Religião pela Faculdade Teológica Moriah de Niterói-RJ. ndc30@hotmail.com;http://historiaeculturandc.blogspot.com/; http://twitter.com/#!/profnilton07