Páginas

Translate

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A VANTAGEM DO GOIÁS É JOGAR CONTRA O VILA NOVA?


A resposta mais sensata parece-me ser sim. Pois no retrospecto ao logo da história dos dois Clubes a vantagem do Clube esmeraldino é muito grande se não vejamos:
 Número de jogos: 196
 Vitórias do Goiás: 97
 Empates: 55
 Vitórias do Vila Nova: 44
 Gols do Goiás: 301
 Gols do Vila Nova: 194
 Maior goleada do Goiás: Goiás 6x1 Vila Nova em 8 de fevereiro de 2009
 Maior goleada do Vila Nova: Vila Nova 5x3 Goiás, 28/03/1999, Campeonato Goiano, Estádio Serra Dourada
 Jogo de 26/02/2011 Goiás 2X1 Vila Nova
 Último jogo: Goiás 1x0 Vila Nova em 24 de abril de 2011
No retrospecto entre Goiás x Vila Nova, a vantagem do Verdão é a maior entre rivais, no país inteiro, em nenhum outro estado um time tem uma vantagem tão grande sobre o outro como acontece no clássico goiano. O Verdão tem 97 vitórias em todos os confrontos contra 44 vitórias dos colorados, ou seja, mais do dobro de vitórias (fonte: Jornal Diário da Manhã de 24/04/2011).


EM FINAIS OU DECISÕES DIRETAS


Em finais o Verdão também leva boa vantagem, o Periquito tem nove conquistas, contra cinco dos colorados. Segue abaixo as decisões diretas entre Verdão e Tigrão.


1966 - Campeonato Goiano - Final - Goiás Campeão
1971 - Campeonato Goiano - Final - Goiás Campeão
1973 - Campeonato Goiano - Final - Vila Nova Campeão
1982 - Campeonato Goiano - Final - Vila Nova Campeão
1993 - Campeonato Goiano - Final - Vila Nova Campeão
1994 - Campeonato Goiano - Final - Goiás Campeão
1997 - Campeonato Goiano - Semifinal - Goiás Classificado
1998 - Campeonato Goiano - Final - Goiás Campeão
2000 - Campeonato Goiano - Final - Goiás Campeão
2000 - Copa Centro-Oeste - Final - Goiás Campeão
2001 - Campeonato Goiano - Final - Vila Nova Campeão
2001 - Copa Centro-Oeste - Final - Goiás Campeão
2002 - Copa Centro-Oeste - Semifinal - Goiás Classificado
2005 - Campeonato Goiano - Final - Vila Nova Campeão


DECISÕES INDIRETAS


As equipes já disputaram quatro finais indiretas, finais onde havia mais time além dos dois disputando, nessas finais há igualmente, cada time venceu duas, o Vila Nova ganhou os Campeonatos Goianos de 1978 (hexagogonal) e 1980 (quadrangular), já o Verdão ganhou o Campeonato Goiano de 1999, que era disputado em Pontos Corridos, o Vila Nova foi o vice-campeão. Já no Campeonato Brasileiro da Série B de 1999, o Goiás foi Campeão no quadrangular final, onde o Vila também estava, inclusive o Verdão venceu os dois jogos contra os colorados. Como o torcedor esmeraldino pode comprovar, o Goiás Esporte Clube é o maior vencedor entre o dois Clubes nos confrontos diretos ou indiretos, infelizmente Vila Nova deixou que se criasse um tabu muito grande quase impossível de ser superado.
Por fim, parece-me que a vantagem do Goiás nesta semifinal do Goianão é a de jogar contra o Vila Nova, algo assim, transcendental, místico e mítico, ou seja, o Tigrão treme ante o Verdão. A deselegante declaração do maior dirigente da história do Goiás no último confronto entre as equipes em 24/04/2011 de que “o Vila não perde a vontade de perder para o Goiás” parece demonstrar algo psíquico enfrentado pelo Vila Nova. Seria complexo de inferioridade? Seria timidez, ante um adversário mais respeitado em nível nacional? Ou seria uma tentativa de Hailé Pinheiro dizer que o Goiás no momento é um time fraco e que nem assim o Vila consegue ganhar? No próximo domingo 01/05/2011 dia do trabalhador teremos a resposta para estas dúvidas, nos resta somente esperar um ótimo jogo onde a hegemonia esmeraldina será comprovada mais uma vez, ou aonde teremos a maximização do potencial colorado exorcizando todos os fantasmas de fracasso ante o Periquito da Macambira.


Professor Nilton Carvalho é Historiador, Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Teólogo e mestrando em Ciências da Religião.
ndc30@hotmail.com; http://www.palavradevidaemcristo.blogspot.com/;http://historiaeculturandc.blogspot.com/;twitter@profnilton07