Páginas

Translate

domingo, 25 de setembro de 2011


Analise do filme Tropa de Elite 2: um diálogo com Aristóteles
         O tema do presente texto leva-nos à ética Aristotélica, especificamente em um breve mergulho no capítulo II do livro Ética à Nicômaco de Aristóteles. A motivação inicial é descobrir qual é o bem que o ser humano busca para sua realização segundo o contexto social e político apresentados no filme Tropa de Elite 2. Haja vista, a partir de Émile Durkheim, sabermos que um fato social é qualquer forma de coerção sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, ou seja, proporcionada pelo Estado e suas burocracias política, executiva, judicial e legislativa (VERGNIÈRES, 2006). Isso é percebido na trama de José Padilha, pois tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, a coerção social e estatal é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos o que nos levou às seguintes indagações: por que o Estado se corrompe em setores tão importantes como o político e segurança pública, descendo ao mesmo nível dos criminosos que rejeitam sua coercitividade? Como resolver o problema das injustiças sociais, sem boa vontade política? Como punir os que corrompem o Estado e maculam sua moral e ética? Porém, como proteger aqueles que buscam o cumprimento da Lei e primam pela justiça de um Estado corrupto e antiético?
         Ao decorrer do texto indicaremos também os problemas dos valores importantes para a pessoa como nos apresenta Padilha no filme; ademais buscaremos responder qual é o lugar da ética em e como Padilha a apresenta a partir do aparelho estatal. As hipóteses encontradas na ética Aristotélica indicam a vida ideal como vivência das virtudes, junto com os outros, e que essa vivência é a felicidade (ARISTOTELES, 1973). Porém em Tropa de Elite 2, a felicidade que se busca não respeita o maior patrimônio do ser humano, que é sua vida associado à honra e dignidade humanas (CHAUÍ, 1994).
         As funções do Estado (pelo menos no ideário liberal e neoliberal) é proporcionar aos cidadãos o bem estar social, o que incluem basicamente segurança, saúde e educação (VERGNIÈRES, 2006). Tropa de Elite 2 deveria ser filme obrigatório nas escolas, vestibulares e universidades do país. Deveria ser transmitido em praças públicas para que todos os cidadãos pudessem ver como funciona o outro lado da moeda; como funciona o Sistema sujo do País onde vivemos e pelo qual tanto lutamos. De nada tem servido as mais de cento e trinta mil Leis existentes no Brasil, a impunidade reina, todavia, para as classes dominantes, já as dominadas vivem como o filme apresenta, ou na cadeia ou no “saco”. Tropa de Elite é um filme que, ao mesmo tempo em que traz um desânimo, instiga um sentimento de revolta e de vontade de mudar.
         Na Ética à Nicômaco, Aristóteles afirma que o caráter é resultado de nossos atos; que adquirimos uma ou outra disposição ética agindo de tal ou tal maneira. Realizando coisas justas, assumiremos bons hábitos e o caráter torna-se justo; inversamente, agindo de maneira intemperante, adquire-se o hábito de ceder aos desejos e tornamo-nos intemperantes. O caráter não é mais o que recebe suas determinações da natureza, da educação, da idade e da condição social; é produto da série de atos dos quais sou o autor. Posso ser declarado autor de meu caráter, como o sou de meus atos: do mesmo modo que meus atos podem ser objeto de elogio, meu caráter pode ser objeto de louvor (ARISTÓTELES, 1973). 
         Ética, moral, felicidade e política apresentados no filme se tornam importantes pela necessidade de estudarmos o problema da moral nas relações humanas, pela urgência que se faz de voltar ao início da ética e indicar os principais conceitos propostos por Aristóteles, ressaltando a relevância desta proposta ética que é apresentada em Tropa de Elite 2 (VERGNIÈRES, 2006). Neste filme, Padilha apresenta condições sócio-econômico-político-culturais, como eventos originais e originários, contudo, representantes de um salto qualitativo, que é um evento quantitativo – pois nunca antes em um filme brasileiro se havia privilegiado a razão na tentativa de compreender o universo, a vida humana, a vida política, a vida virtuosa e os valores da felicidade, assim como poderemos perceber na Ética a Nicômaco e relacionarmos tudo com o enfoque de Padilha (ARISTÓTELES, 1973).
         Assim como Aristóteles em a Ética a Nicomânco, percebemos que Padilha em Tropa de Elite 2, discorre sobre o que é o bom ou o bem. Tanto o filme quanto o livro iniciam com um questionamento, porém, há também uma afirmação: todo o indivíduo, assim como toda ação e toda escolha, tem em mira um bem e este bem é aquilo a que todas as coisas tendem. O fim de nossas ações é o Sumo Bem, mas, como o conhecimento de tal fim tem grande importância para nossa vida, devemos determiná-lo para saber de qual ciência o Sumo Bem é objeto (ARISTÓTELES, 1973). Padilha, todavia, mostra como o bem escolhido pelos personagens honestos, é paradoxal, o que confunde a sociedade, pois, não se sabe mais o que é certo. Matar bandido, em nome da “justiça popular”, ou eliminar aqueles que buscam a justiça legal, em nome da corrupção estatal e política?
         Contudo, a ética é objeto da política porque as ações belas e justas admitem grande variedade de opiniões, podendo até ser consideradas como existindo por convenção, e não por natureza (CHAUÍ, 1994). O fim que se tem em vista não é o conhecimento do bem, mas a ação do mesmo; e esse parecer será útil àqueles que desejam e agem de acordo com um princípio racional. Por isso, não será útil ao contexto antiético e amoral apresentado por Padilha no filme, pois (o contexto), segue suas paixões e não tem experiência dos fatos da vida honrada (ARISTÓTELES, 1973; CHAUÍ, 1994).
         Na realidade apresentada em Tropa de Elite 2, não se pode falar a verdade nem defendê-la, a falsidade ou a conveniência da mentira travestida de verdade é o que importa. O que mostra contrariedade com a filosofia aristotélica onde a ética é objeto da política (CHAUÍ, 1994), e isso, é negado na realidade do filme. Por isso, segundo Tropa de Elite 2, as injustiças sociais continuarão, pois não há vontade política nem estatal, para resolvê-las e aqueles que se posicionarem contrário serão eliminados pelo sistema ilegal dentro do sistema legal, a ficção somente registra aquilo que se praticam no mundo real.
         Mas, se todo o conhecimento e todo trabalho visam a algum bem, qual será o mais alto de todos os bens? O fim certamente será a felicidade, mas o vulgo não a concebe da mesma forma que o sábio (VERGNIÈRES, 2006). Para o vulgo em Tropa de Elite 2, a felicidade é uma coisa óbvia como o prazer, a riqueza ou as honras; aqueles que identificam a felicidade com o prazer vivem a vida dos gozos; a honra é superficial e depende mais daquele que dá do que daquele que recebe; a riqueza não é o sumo bem, é algo de útil e nada mais, a vida humana e sua dignidade pouco importam para quem domina e manipula o poder (VERGNIÈRES, 2006). Defender os ideais se torna perigoso na realidade do filme, a politicagem, o “jeitinho brasileiro”, o oportunismo, a criminalização e associação dos ideais de esquerda com o crime organizado e periférico é feito sem distinção histórico-filosófica, mesmo para aqueles que defendem a ética e a moral.
Aristóteles 
         Contudo, ideologia, ética, moral, política, valores humanos e pessoais entram em conflito, ou seja, o poder estatal, não irá acabar com as injustiças, mas sim buscará eliminar o trabalho daqueles que combatem a corrupção, na polícia do Estado Rio de Janeiro, nas favelas e na imprensa sensacionalista-corrupta. Dessa forma, Tropa de Elite 2, busca orientar seus espectadores a procurar o bem e indagar o que ele é. Ora, se existe uma finalidade para tudo o que fazemos, a finalidade será o bem. A melhor função do homem é a vida ativa que tem um princípio racional, o que não se percebe na realidade estatal, na política e em parte da sociedade apresentados no filme.
          No entanto, em Tropa de Elite 2, não há interesse estatal nem do sistema político governamental em resolver a corrupção policial, a corrupção política e a corrupção do sistema, a ética é a não ética, que se apresenta como tal. Tudo porque, sendo a felicidade a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo e tendo-na identificado como uma atividade da alma em consonância com a virtude, não sendo propriamente a felicidade a riqueza, a honra ou o prazer, etc; no filme, ela se faz intimamente ligada a tudo isso. A felicidade necessita igualmente desses bens exteriores, porque é impossível realizar “atos nobres” sem os meios que levam ao prazer. O homem feliz parece necessitar também dessa espécie de prosperidade; e por essa razão, alguns identificam a felicidade com a boa fortuna, embora outros a identifiquem com a virtude nem sempre de forma ética (ARISTÓTELES, 1973).
         Para Aristóteles (1973), em a Ética a Nicômaco, a virtude relaciona-se com paixões e ações, mas, um sentimento ou uma ação pode ser voluntária ou involuntária. O que se ver em Tropa de Elite 2, são brigas pessoais que se misturam com política e segurança pública, as paixões ou ações voluntárias dispensa-se louvor e censura, enquanto as involuntárias merecem perdão e, às vezes, piedade; por isso, é necessário distinguir entre o voluntário e involuntário. Quando, o Coronel Nascimento dá ao BOPE estrutura e força, este é um ato voluntário que afasta o tráfico de muitas favelas e impede que os policiais corruptos faturem com o arrego do tráfico, apenas para descobrir que na segurança pública do Rio de Janeiro nada é o que parece, e que o problema a ser enfrentado não se restringe ao tráfico, mas a um sistema corrupto, leviano, criminoso e antiético estatal do sistema político de governo.
         Porém, são involuntárias aquelas ações que ocorrem sob compulsão e ignorância, é compulsório ou forçado aquilo em que o princípio motor está fora de nós e para tal em nada contribui a pessoa que age ou sente a paixão (ARISTÓTELES, 1973), é o caso dos corruptos do filme, a hipocrisia gira em todas as direções, traição e corrupção são sua tônica. Não se pode confiar em ninguém, os amigos podem ser exatamente o inimigo mais temido. Por isso, Padilha leva o espectador a perceber que não há vontade política para resolver as injustiças sociais no Brasil, o que se tem é a certeza da impunidade para aqueles que se corrompem e punição para os que ousarem contradizê-los.  
         Em Tropa de Elite 2, o sistema se reinventa e descobre como lucrar sem o intermédio do tráfico, parte do “Estado”, involuntariamente, mas oportunamente representado por aqueles que desprezam a ética se torna um criminoso sem piedade. Em perseguição ao caminho trilhado pelo sistema, o público acompanha o Coronel Nascimento indo além dos limites do quartel, revelando as ligações das milícias com o Estado. O preço por essa descoberta é alto, não se sabe de onde vem o tiro. Tais atos assemelham-se aos voluntários pelo fato de serem escolhidos, e o princípio motor estar no agente, por estar na pessoa fazer ou não fazer. Ações de tal espécie são voluntárias, mas, em abstrato talvez sejam involuntárias, já que ninguém as escolheria por si mesmas. As ações são forçadas quando as causas encontram-se externas ao agente e ele em nada contribuiu. O voluntário parece ser aquilo cujo motor se encontra no próprio agente que tenha conhecimento das circunstâncias particulares do ato (VERGNIÈRES, 2006).
         Por fim, pensamos não sermos capazes de apontar as respostas para todas as perguntas formuladas no início do texto, pois não acreditamos que a nossa realidade seja muito diferente da ficção de Padilha, haja vista, não estarmos distantes daquela realidade da ficção que a cada dia fica mais real e concreta em nosso País. Contudo, a justiça é a disposição de caráter que torna as pessoas propensas a fazer o que é justo e ético, e a desejar o que é justo e ético. Dessa forma, a justiça é uma virtude completa, como afirma Aristóteles, ou é muitas vezes considerada a maior das virtudes. Mas, ainda, é, uma virtude completa por ser o exercício atual da virtude plena, isto é, aquele que a possui pode exercer sua virtude sobre si e sobre o próximo, mesmo que ofenda a ética como em Tropa de Elite 2? Por isso, se diz que somente a justiça, entre todas as virtudes, é o bem do outro, visto que é possível fazer o que é vantajoso a um outro. Porém, o melhor dos homens é aquele que exerce sua virtude para com o outro, pois essa tarefa é a mais difícil (ARISTÓTELES, 1973).
Referências bibliográficas

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Rosá. Col. Os pensadores. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1973.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles, vol. 01. São Paulo: Brasiliense, 1994.
VERGNIÈRES, Solange. Ética e política em Aristóteles. São Paulo, Ed. Paulus, 2006.
Elenco do filme Tropa de Elite 2:
Wagner Moura, Irandhir Santos, André Ramiro, Pedro Van Held, Maria Ribeiro, Sandro Rocha, Milhem Cortaz, Tainá Müller, Seu Jorge, André Mattos, Fabrício Boliveira, Emílio, Orcillo Netto, Jovem Cerebral, Bruno D´Elia.
Ficha técnica:
Direção: José Padilha
Roteiro: José Padilha e Bráulio Mantovani
Argumento: José Padilha, Bráulio Mantovani e Rodrigo Pimentel
Produção: José Padilha e Marcos Prado
Produção Executiva: James D’Arcy e Leonardo Edde
Direção de Produção: Katiuscha Melo e Edu Pacheco
Preparação de Elenco: Fátima Toledo
Direção de Fotografia e Câmera: Lula Carvalho
Direção de Arte: Tiago Marques Teixeira
Figurino: Claudia Kopke
Maquiagem: Martin Macías Trujillo
Efeitos Especiais: Bruno Van Zeebroeck, Keith Woulard, Rene Diamante e William Boggs
Som direto: Leandro Lima
Montagem: Daniel Rezende
Edição de som: Alessandro Laroca
Mixagem: Armando Torres Jr.
Trilha sonora: Pedro Bromfman
Empresa produtora: Zazen Produções Audiovisuais LTDA
Coprodutores: Wagner Moura e Bráulio Mantovani
Coprodução: Globo Filmes, Feijão Filmes e RioFilme
Patrocínio: Claro, Net, CSN, Brahma, Riachuelo, Samsung, Unimed, Cinpal, Hotéis Marina, Rede D´OR e Governo do Estado do RJ
Apoio: ANCINE, Prefeitura do RJ, Pólo Cinematográfico de Paulínia e Telecine
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Belém Com.

Nenhum comentário: