Páginas

Translate

segunda-feira, 17 de outubro de 2011


A ALIENAÇÃO IDEOLÓGICA NO BRASIL VEM DIMINUINDO
        
         É isso mesmo, há uma leve impressão que a alienação ideológica no Brasil vem diminuindo e, isso é muito bom, antes tarde do que nunca. No último dia 12 de outubro, começou no Brasil um movimento que foi conhecido como “Marcha contra a corrupção”, espera-se que não acabe agora, mas que contagie todos os brasileiros e as brasileiras de Norte a Sul e de Leste a Oeste deste País. Vários sites e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter e outros, publicaram chamadas e convocações para o evento do dia 12, como a que segue: “Chega de ficar calado e promover a impunidade de cada político corrupto que faz o que bem entende com o nosso dinheiro. Nosso objetivo é protestar contra a corrupção no Brasil e reverter esse quadro de impunidade que faz com que os políticos sujos continuem a abusar do poder que têm”.
         Isso prova que os brasileiros, pelo menos uma pequena partícula deles, já não estão mais alienados e engodados pela propaganda oficial de que tudo vai bem ao Brasil. Estas pequenas centelhas de pessoas estão cônscias de que quando um corrupto atua o dinheiro que ele desvia dos cofres públicos é nosso, é o nosso suor e a nossa vida que ele está sugando. Há, portanto, uma consciência de que dinheiro público é do povo e, não de que o dinheiro público é do político que o administra. O Estado (Entende-se aqui Federação, Unidade Federativa e Municípios) é formado pela sociedade, por isso precisa socorrê-la e tratá-la com respeito e dignidade (MARX, 1997).
         Corrupção é sinônima de menos saúde, menos educação, menos segurança e menos cidadania. O corrupto deveria ser tratado como um criminoso hediondo, pois muitas pessoas morrem nas filas do SUS todos os dias por que a verba foi desviada. Muitas crianças estão fora da Creche e da Escola, por que a verba não chegou, muitos cidadãos morrem assassinados e são vitimas de crimes bárbaros por que o nosso dinheiro foi parar na conta do corrupto. Mais brasileiros precisam se conscientizar disso, o futebol, a festa e a balada, a religião e a fé etc., são coisas boas para aquele que gosta, contudo não se podem esquecer-se da política, da cultura, da educação e segurança pública, da corrupção que impera em todos os setores da sociedade e da cidadania que estar acima de tudo isso (MARX, 1997). Precisamos nos desalienar da mentira cultural, consumista antipopular que a mídia deságua em nossos lares através de novelas, filmes e realities shows promíscuos etc., que não nos ajudam a perceber como somos enganados e roubados por políticos e autoridades corruptas todos os dias.
         Visto que alienação e ideologia em Marx são situações ambíguas e ao mesmo tempo andam juntas, pois a questão é saber se o pensamento humano pertence à verdade objetiva, dos fatos que estão acontecendo, pois é na práxis que o ser humano tem que comprovar a verdade, ou seja, a realidade e o poder do seu pensamento (MARX, 1997; CHAUÍ, 1984). Contudo, no Brasil poucos se preocupam com isso, a preocupação que se percebe é a de reproduzir a vida ou modo de vida dos que dominam. A roupa da novela é o que importa, o corte de cabelo do jogador é que dá status, política, corrupção? Não importa muito para uma maioria dos brasileiros, ainda.
         Por fim, visto que a alienação não é o mesmo que ideologia para Marx e dela se diferencia substancialmente.  A alienação que se expressa na primeira forma da consciência é subjetiva, profundamente enraizada como carga afetiva, baseada em modelos e identificações de fundo psicológico (FEUERBACH, 1977). A ideologia agirá sobre esta base e se servirá de duas características fundamentais para exercer uma dominação que, agindo de fora para dentro, encontra nos indivíduos um suporte para que se estabeleça subjetivamente (MARX E ENGELS, 1997). Por isso, devemos começar a propagar uma ideologia desalienante do capitalismo corrupto neoliberal que impera no Brasil. Somente a partir de pequenas manifestações assim é que se alcançará uma camada grande da sociedade. Vivam! Aos poucos que estão acordando do sono alienante administrado pelo sonífero dos corruptos brasileiros.
Professor Nilton Carvalho é historiador, teólogo, pós-graduado em Educação/Docência Universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GOIÁS), mestrado licenciado em Ciências da Religião e graduando em Direito pela Universo (Universidade Salgado de Oliveira, Campus Goiânia).

Nenhum comentário: